CAPPRA LAB
DATA SCIENCE LABORATORY
IMG_0381.JPG

DataLoversGallery

DATALOVERS Gallery

Uma exposição de arte totalmente baseada em visualização de dados.

O que é arte? Uma expressão de sentimento e momento materializada por um artista através de técnicas. Visualização de dados é exatamente isso, formas de expressar visualmente informações dos mais variados tipos, normalmente com um importante significado por trás. Então porque não juntar Dados e Arte em um espaço único?

Pensando nisso a iniciativa DATALOVERS Gallery foi criada, uma galeria de arte que trará obras com grandes representações visuais de importantes contextos. Uma galeria viva, com visualizações dinâmicas e exploratórias, onde além de uma bela representação visual também é necessário uma profunda relevância contextual.

Nos laboratórios de ciência de dados da CAPPRA estamos sempre pesquisando novas formas de representar informações visualmente, isso nos exigiu a busca de referências e consequentemente desenvolvimento de habilidade para compreender desde a transformação dos dados, passando pela estruturação da informação, encerrando o ciclo com a representação visual mais atrativa e adequada para cada caso. De nossos estudos nasceu a ideia de criação desse espaço, para levar para "pessoas comuns" um pouco da beleza dos dados.

Para esse projeto reunimos uma curadoria bem eclética, que mistura cientistas e artistas, com o propósito de impactar o público de uma forma autêntica, sem qualquer tipo de vício ou premissas pré-estabelecidas. As obras já estão sendo selecionadas, e tem muita coisa incrível e inédita! Caso você tenha produzido uma visualização de dados e considera que isso pode ser exposto na galeria, escreva pra gente, será um prazer avaliar a possibilidade de ter a sua obra exposta na galeria.


IMG_1336.JPG

O horário da exposição será das 14 às 21hrs.

Abertura para compra de ingressos e mais informações sobre a exposição: para Porto Alegre será no dia 15/3, para São Paulo no dia 20 de maio. Você pode deixar seu email aqui que avisamos assim que as novidades sobre a exposição forem saindo :)

Essa exposição tem como principal objetivo a disseminação de cultura analítica, usando a arte como instrumento para isso, provando assim que a ciência pode estar presente em qualquer coisa. A forma de acesso à exposição será através de aquisição de ingressos. Teremos ainda alguns lotes direcionados para pessoas de menor poder aquisitivo, viabilizando assim o acesso para todos aqueles interessados na junção de arte e ciência.

A intenção é que a exposição seja parte financiada por parcerias/patrocínios interessadas no tema e dispostas a envolverem-se em projetos culturais, como é o caso dessa iniciativa. Para apoiar esse projeto você pode entrar em contato conosco.