CAPPRA LAB
DATA SCIENCE LABORATORY
IMG_0425.JPG

Data4Good

#DATA4GOOD

Hackathon analítico para resolver problemas sociais

Atualmente, é possível monitorar, armazenar e gerir os mais diversos tipos de dados públicos. Com o crescimento exponencial de dados sobre a sociedade, analistas de dados públicos encontraram um grande desafio: como analisar tanta informação? Esse é um dos maiores desafios relacionados à Big Data. Mais do que processar e armazenar, é necessário analisar, chegar à hipóteses, testar e finalmente comunicar as descobertas, esse caminho pode ser bem longo caso a técnica usada não seja a mais adequada.

Governos, e também órgãos não governamentais, resolveram disponibilizar dados públicos para que os mesmos sejam usados livremente pela sociedade. Eles estão espalhados em sites como o dados.gov e o data.org , e tantos outros com informações dos mais diversos tipos. Existem dados sobre saúde, meteorologia, agricultura, economia, espalhados em sua forma mais bruta e não estruturados. A ideia desses fornecedores de dados públicos é ser transparente e - indiretamente - “pedir a ajuda” da sociedade nas descobertas e uso disso em benefício da sociedade, já que não estão dando conta de analisar tantos dados. Obviamente essa não é uma tarefa fácil, na verdade, sem o método adequado, ela pode ser uma tarefa muito complexa. 

Para ajudar nessa missão, criamos o #data4good. Uma iniciativa que visa reunir grupos de pessoas dispostas a contribuir na solução de problemas sociais, colocando a mão na massa em dados. Nesse hackathon vamos mergulhar em dados públicos, com a ajuda de métodos e técnicas que desenvolvemos nos laboratórios de ciência de dados da CAPPRA, vamos incentivar a construção de análises que apoiem uma situação da sociedade através da geração de informações qualificadas e organizadas. Nosso papel será viabilizar o encontro, repassar a metodologia, apoiar as técnicas e colaborar com divulgação das análises e descobertas, para assim tentar impactar mais pessoas com o bem que a ciência de dados pode proporcionar.

As temáticas do trabalho de análise, e os dados usados, serão informadas próxima aos eventos, mas o objetivo será viabilizar aos participantes a oportunidade de desenvolver algo novo, fazer a diferença na vida de outras pessoas, entregando informações que elas talvez nunca teriam acesso. Essas temáticas serão divulgadas em breve, o mais importante nesse momento é captarmos um número grande de interessados para aplicar ciência nesse monte de dados disponíveis. 

Nosso objetivo, é através da ciência de dados, espalhar o bem! E acreditamos que tem mais gente que acredita nisso também, então estamos tentando juntar essas pessoas para fazermos isso juntos, e assim gerar um impacto maior na sociedade.

 

IMG_2331.JPG

Como funcionará:

- 3 dias (2 noites) de trabalho.

  • Forneceremos espaço, energia, internet, dados e comida.

  • Os participantes não pagam nada para entrar e trabalhar junto nesse hackathon.???

- Cada pessoa deverá levar o seu próprio equipamento para trabalhar.

- Disponibilizaremos alguns lotes de dados públicos especialmente filtrados para esse uso.

- Criaremos uma missão para ser resolvida.

- Estão convidados: analistas de dados, programadores, tecnólogos, matemáticos, estatísticos , curiosos,… todos aqueles que quiserem ir lá pra colocar a mão na massa.

- É necessário um conhecimento prévio dos interessados, seja em programação, análise de dados ou afins.

- Repassaremos um método para análise de dados públicos, e transferiremos um método para ser aplicado, mas cada um poderá fazer do jeito que achar melhor. 

  • No final, disponibilizaremos um espaço para todos publicarem suas descobertas e análises, obviamente com seu devido reconhecimento.

  • A propriedade da análise/produto criado, é das pessoas que fizerem isso, nosso objetivo é somente que esses dados voltem para a sociedade em forma de informação qualificada, organizada e visual.


Como viabilizaremos essa iniciativa:

Estamos em busca apoiadores/financiadores para nos ajudar a suportar os custos envolvidos nessa operação, teremos algumas cotas e um formato de crowdfunding corporativo para viabilizar essa poderosa iniciativa social. Escreva para gente caso queira apoiar essa iniciativa: