CAPPRA LAB
DATA SCIENCE LABORATORY
fullsizeoutput_12dd.jpeg

Cappsula

CAPPSULA

 

Programa de implementação e desenvolvimento de cultura analítica.

 

Sobre o Programa:

Totalmente baseado na metodologia desenvolvida pelo laboratório de ciência de dados da CAPPRA, o CAPPSULA já ajudou várias organizações ao redor do mundo a transformar seus negócios através do melhor uso de ciência de dados. Esse programa foi criado para ajudar as organizações na construção de melhores práticas analíticas, desde o planejamento de espaços para consumo de informação, passando pelo desenvolvimento de times e fornecedores, até o suporte completo ao processo relacionado à dados. 

No que acreditamos:

Entendemos que as pessoas estão no centro de uma transformação cultural, por esse motivo o programa foi modelado para envolver os tomadores de decisão de negócio desde seu início. A partir dessa premissa, nossa metodologia proprietária conduzirá a implementação de melhorias graduais e contínuas em forma de processos, até que a organização se reestruture para:
1) transformar dados em informações acionáveis;
2) ressignificar o processo de consumo individual de informação;
3) gerar impacto real no negócio através da cultura analítica.

 
Captura de Tela 2018-01-08 às 13.43.56.png

Como esse programa foi desenvolvido:

Dentro do laboratório de ciência de dados da CAPPRA são desenvolvidos métodos para resolver problemas complexos através do uso de ciência de dados. Durante o programa CAPPSULA, a organização/cliente conecta-se diretamente com o laboratório da CAPPRA, com acesso exclusivo aos cientistas e ao estúdio de criação de métodos, tudo com o objetivo de acelerar a implementação de cultura analítica. Durante a evolução do processo, o laboratório da CAPPRA vai transferindo métodos/processos/ferramentas para que a organização/cliente seja independente do laboratório, criando assim uma cultura orientada por dados internamente.


Como funciona o programa:

O programa sempre inicia pelo mapeamento de oportunidades analíticas internas que podem apoiar os principais objetivos do negócio, passa pela construção de protótipos de produtos de dados, MVPs de modelos analíticos,  pelo acompanhamento das implementações técnicas, pela definição de espaços de consumo de informação, apoia a seleção de fornecedores e times, e finalmente implementa um ambiente de governança controlado, com métricas específicas para medir e acompanhar a evolução do uso de dados, desenvolvimento de mentalidade analítica e impacto real no negócio.

Captura de Tela 2018-01-08 às 14.34.11.png

O CAPPSULA está divido em 4 módulos, e pode durar de 6 meses à 2 anos, de acordo com o nível de maturidade e necessidade de cada negócio.

MÓDULO 1: Oportunidades, Protótipos, Análises avançadas e MVPs;

Nesse primeiro módulo ocorre todo o diagnóstico de oportunidades analíticas, priorizando aquelas que podem rapidamente tornarem-se diferenciais competitivos para a organização. Análises avançadas  e práticas que impactam diretamente o negócio, geração de protótipos de “Produtos Analíticos”, planejamento de recursos e MVPs para rápida experimentação e uso, costumam ocorrer nesse módulo.

MÓDULO 2: Tech, Sistemas, Modelagens complexas e Processos;

O segundo módulo está totalmente relacionado à automação do processo analítico, pois esse será o suporte para a aderência cultural. Nesse módulo acontecem as definições referente ao consumo contínuo de informação, acompanhamento de implementações tecnológicas avançadas, desenvolvimento de modelagens complexas e o estabelecimento do processo como um todo. Só assim a ciência de dados torna-se uma prática contínua do negócio, e deixa de ser uma ação pontual.

MÓDULO 3: Espaços, Times, Skills e Integrações;

No terceiro módulo ocorrem as estruturações de espaços para consumo de informação (como por exemplo salas de dados), formação e co-gestão de times de dados, desenvolvimento complementar de habilidades/técnicas para o suporte contínuo a evolução cultural, e as integrações de processos com as outras áreas de negócio.

MÓDULO 4: Disseminação da cultura, Métricas, co-Governança.

O módulo 4 é o desligamento do laboratório da CAPPRA da operação do cliente, nessa fase é realizada a disseminação da cultura analítica para o restante da organização. Nessa fase são construídas as métricas para acompanhamento da evolução das práticas implementadas,  também ocorre a co-gestão executiva para estabelecimento de governança da cultura analítica junto ao board da organização. 

Captura de Tela 2018-01-08 às 14.39.10.png

Dentro do Programa CAPPSULA você vai encontrar:

  • Uma metodologia especialmente desenvolvida para implementação de cultura analítica;

  • Criação de uma estratégia personalizada para  acelerar negócios através de dados;

  • Frameworks para condução da estratégia de dados e desenvolvimento de times analíticos;

  • Educação executiva para fomentar a cultura e mentalidade orientada por dados;

  • Treinamento/Desenvolvimento de: 1) Pessoas de negócio, para serem orientadas por dados; 2) Líderes analíticos, para dar suporte ao negócio; 3) Times de business analytics, para modelagem e sustentação de operações analíticas;

  • Metodologia exclusiva para construção de ambientes propícios ao consumo e uso de dados;

  • Apoio na seleção e co-gestão de fornecedores de produtos/soluções de dados;

  • Gestão de métricas para mensuração e análise da evolução analítica;

  • Co-governança executiva de uma cultura orientada por dados.


Como sua organização pode ter acesso ao programa CAPPSULA:

Escreva um pouco sobre seus objetivos aqui nesse formulário, nosso time entrará em contato com mais detalhes e condições para participação no programa :)

NOME *
NOME

*CAPPSULA não é um treinamento, durante o andamento do programa existem muitas etapas de capacitação, mas se você está procurando especificamente por treinamentos, conheça os nossos workshops/bootcamps/hackathons.

**O laboratório de ciência de dados da CAPPRA não desenvolve softwares e nem opera analytics, a metodologia garante o suporte para que a cultura e operação analítica sejam de propriedade total do cliente, assim ele torna-se independente e proprietário dos seus diferenciais competitivos.