CAPPRA LAB
DATA SCIENCE LABORATORY
IMG_0428.JPG

ProgramaBarbara

Programa BARBARA

Um laboratório para futuros cientistas de dados.

Cientista de dados é a profissão do futuro. Pelo menos é isso que afirmam os principais analistas de mercado do mundo todo, inclusive, nos EUA, essa promete ser uma das profissões melhores remuneradas quando comparada com todos os outros setores de negócio. Mas será que isso é verdade? O que exatamente faz um cientista de dados? Que tipo de formação é necessária? Quais os desafios do dia-a-dia? Por onde inicia-se essa carreira?

Pensando em ajudar futuros profissionais dessa área, o Laboratório de Ciência de Dados da CAPPRA investigou a fundo esse mercado, entendeu as características dessa função, conhecimentos necessários, e requisitos por parte das empresas que estão buscando esse tipo de competência. Traduzimos tudo isso em um programa com o objetivo de ajudar futuros profissionais a chegarem melhores preparados nesse novo mercado. 

Não é um curso para cientistas de dados. É um programa de entrada para quem quer atuar no mercado de ciência de dados. Queremos ajudar no entendimento de oportunidades, ameaças, formas de atuação, competências necessárias, para assim, apoiar o desenvolvimento de pessoas que contribuam na aceleração da cultura analítica dentro dos negócios.  

Esse programa é destinado a jovens entrantes nesse mercado, estamos preocupados com nova geração analítica que vai habitar o mundo dos negócios, e essa é nossa colaboração.  

O grupo de jovens conectado ao programa receberá um coach de carreira, serão colocados em um ambiente de colaboração composto por experientes profissionais, pesquisadores e cientistas que atuam na área. Receberão instruções, dicas e caminhos para entrarem melhores preparados nesse mercado.


Quanto custa: 

Valor R$ 1.500,00

Quero me inscrever:

NOME *
NOME

*Esse programa ganhou o nome de BARBARA em homenagem a Barbara McClintock, uma citogeneticista que recebeu o Nobel da Medicina em 1983 por descobrir os elementos genéticos móveis que causam a transposição genética, que mais tarde originaram o que conhecemos hoje como recombinação genética (sua descoberta levou 30 anos para ser compreendida e consequentemente reconhecida).

**Duração total do programa 1 ano.

IMG_0605.JPG

O programa está dividido 5 momentos:

  1. PÍLULAS: momento em que a turma receberá uma base de conhecimento da comunidade de cientistas conectada à CAPPRA, um intensivo presencial para explorar todas as possibilidades dentro da ciência de dados, fazendo com que a turma conheça o ecossistema de conhecimento possível e necessário. Duração: 5 dias.

  2. PROGRAMA: Aqui, individualmente, os alunos escolherão um caminho/programa de estudos para seguir dentro da área. Muitos escolherão a parte tech, outros a área de negócios, ou ainda a área de exatas, e conforme suas escolhas receberão seu framework de desenvolvimento contínuo. Duração: 1 sessão.

  3. APRENDIZAGEM: A turma será direcionada para conteúdos específicos de estudo, e cada um estudará aquilo que pretende focar dentro da sua futura carreira. Essa fase é de estudo/aprendizagem individual, com encontros em grupo remotos mensais, que servirão para o direcionamento da turma e esclarecimento de dúvidas do grupo. Duração: 5 meses. 

  4. VALIDAÇÃO: O grupo se reunirá para compartilhar seus aprendizados e apresentará de uma forma estruturada para uma banca especializada, que avaliará o processo de aprendizagem como um todo. Esse encontro será presencial, ocorrerá 6 meses após o intensivo presencial da fase PÍLULA.

  5. COACH: Aqui as portas estarão abertas, e esse grupo continuará com apoio da comunidade em oportunidades, indicações, através de um acompanhamento remoto junto com o restante da turma. Esse acompanhamento terá a duração de 6 meses.


Programa básico:

1) O que é ciência de dados? 

2) O que faz um cientista de dados? 

3) Como o mercado entende ciência de dados?

4) Frameworks e metodologias usadas em ciência de dados.

5) Ferramentas mais usadas em ciência de dados (treinamento básico e direção de caminho para aprofundamento) (R, Phyton, Excel,…). 

6) Melhores práticas em ciência de dados.

7) Aconselhamento de carreira.

8) Coach/acompanhamento em grupo do desenvolvimento durante o programa.

O que não está dentro do programa:

  1. Aulas técnicas muito específicas

  2. Garantia de emprego

  3. Coach individual